Educação e o medo da história

O resultado deste texto me surpreendeu nas redes….um grande numero de apoio e compartilhamento da ideia….me parece que os professores e pessoas ligadas à educação estão mobilizadas contra essa tendência de controle e manipulação do ato de educar.

of

Jan Steen_Fotor Jan Steen 1626 – 1679. Pintor Holandês de Leiden – Village School

A história se faz com perdedores e vencedores, mas essa é a história contada, que se trata na verdade de ficção. Na grande maioria dos casos a história, que geralmente é contada pelos vencedores, é extremamente ficcional e coloca os vilões como heróis e vice-versa; distorce fatos para construir uma ideia ou ideal.

Muitos dos grandes homens, com suas vidas romanceadas, conquistadores e visionários, estavam mais para carniceiros, tiranos, vaidosos, alguns até limitados. Pesquisas, números, resgates dos fatos, objetos, correspondências, fragmentos e evidências trazem à luz versões mais aproximadas do que fora a realidade.

Napoleão está em que lugar entre um herói francês e um tirano frio? Stalin está mais para revolucionário ou assassino em massa? Einstein se aproxima mais de um pacifista ou de um destruidor de milhões de vidas japonesas? A igreja católica salvou mais almas…

Ver o post original 594 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s